8 Tecnologias que estarão mais presentes no seu cotidiano até 2020

8 Tecnologias que estarão mais presentes no seu cotidiano até 2020

Há empresas que investem constantemente em tecnologia, e uma grande parte da população já ouviu falar desses avanços. Recentemente, o TOTVS Labs, laboratório de pesquisa e inovação da TOTVS no Vale do Solício, anunciou oito tecnologias que trarão mudanças sginificativas para a rotina da população gloibal e para diversos setores da indústria.

1. Inteligência Artificial

Essa área tem uma grande importância, o que pode ser explicativo pelo constante desenvolvimento e avanços da inteligência artificial ao longo dos anos e sua forte presença nas empresas do Vale do Silício. De acordo com o TOTVS, a combinação de aplicativos móveis, dados e inteligência artificial causará transformações em vários segmentos, como saúde, serviços financeiros, manufatura e varejo, o que possibilitará mais vantagens aos consumidores.

2. Bitcoins e blockchain

O blockchain funciona como uma base de dados de transações distribuídas em vários terminais com o objetivo de oferecer segurança na utilização dos bitcoins, termo usado para se referir às moedas virtuais. Com a tecnologia, não é possível usar a mesma moeda duas vezes ou mais, gerando muito mais transparência e segurança nas transações.

3. Impressora 3D

A atuação da impressora 3D será ainda mais abrangente em um futuro próximo, com destaque para a fabricação de produtos e bioimpressão de membros do corpo humano para próteses ou transplantes. Existe, por exemplo, a manufatura aditiva que é capaz de fabricar peças com geometrias complexas, o que é indicado para as etapadas mais difíceis da produção.

4. Carros autônomos

Imagine um carro dirigir sem a necessidade de uma pessoa! Os carros autônomos mudarão a dinâmica do trânsito e a ação das montadoras. Apesar do lançamento estar previsto para 2020, a tecnologia tende a se popularizar apenas cinco anos depois com um melhor custo-benefício.

5. Robótica

A robótica reúne diversas formas de automação, desde tarefas físicas e intelectuais até serviços de atendimento ao cliente. Até 2019, 25% das funções nas indústrias sofreram mudanças com a utilização de robôs, de acordo com a consultoria Forrester. No entanto, os humanos desempenharam novos cargos estratégicos.

6. Realidade Aumentada

A realidade virtual permite que a pessoa tenha a sensação de estar em um ambiente tridimensional, que é criado por computadores através de dispositivos multissensoriais, como o Oculus Rift. Já a realidade aumentada leva elementos do mundo virtual para o mundo real. Ambas podem gerar avanços nas áreas de educação e turismo, melhorando a experiência dos usuários.

7. Biotecnologia

A biotecnologia desempenhará um papel importante para atender à demanda global, como alimento, combustível e materiais biodegradáveis, alinhado a preocupação com o impacto no meio ambiente. Um mercado promissor é o brasileiro, já que as empresas do país estão investindo bastante em pesquisas na área de biotecnologia, de acordo com o TOTVS.

8. Computação, redes e internet das coisas

A internet das coisas conecta os objetos à rede mundial de computadores, o que permite uma troca de dados entre ambos. Dessa maneira, é facilitado o controle de entregas na área logística e mapeamento das áreas agrícolas das plantações com drones.

Compartilhe esse post