Linha do Tempo Evolução dos Computadores

Linha do Tempo Evolução dos Computadores

O ábaco foi o primeiro instrumento de cálculo inventado pelos chineses há cerca de 2.500 anos. Ele é formado por fios paralelos e contas deslizantes que, de acordo com sua posição, representa as quantidades numéricas.

O escocês John Napier introduziu à comunidade científica o cálculo logarítmico em 1614. A própria palavras logaritmo foi escrita pela primeira vez por Napier a partir do grego “logos” (que significa razão) e “aritmos” (que quer dizer números).

O filósofo, físico e matemático francês Blaise Pascal , em 1642 criou a primeira máquina mecânica de calcular chamada de Pascalina que trabalhava com alavancas. Fazia adição e subtração.

Em 1801, Joseph Marie Jacquard desenvolveu uma maneira rápida e eficiente de padronizar os desenhos nos tecidos de sua fábrica. Ele introduziu nos teares um sistema de cartões perfurados que representavam justamente os desenhos pretendidos.

Entre 1802 e 1822, o matemático e engenheiro inglês Charles Babbage, projetou a máquina que fazia cálculos sozinha. Esta máquina funcionava bastando colocar nela informações iniciais, e através de programas desenvolvidos por Ada Bayron, emitia resultados.

Visando acelerar o imenso trabalho dispensado nos Estados Unidos, Hermann Hollerith, em 1890, desenvolveu um equipamento que usava os mesmos cartões perfurados idealizados por Jacquard. O cartão perfurado de Hollerith permitia a transferência de dados para máquinas, as quais puderam recebê-los, processá-los e tabulá-los, substituindo o árduo trabalho humano.

Em 1935 a IBM lançou a primeira máquina de escrever elétrica e a máquina de multiplicar movida a cartões perfurados.

John W. Mauchly e J. Prester Eckert Jr., junto com ciêntistas da universidade da Pensilvânia e em parceria com o governo dos EUA, construíram o primeiro computador eletrônico, conhecido como ENIAC (Eleletronic numeral integrator and calculator). As ideias de Von Neumann – que são utilizadas até hoje – fizeram com que os computadores fossem programados através de programas, rotinas de dados que utilizam de instruções próprias do computador.

A IBM passa a dominar o mercado de computadores ao construir seus computadores ao construir seus computadores em escala comercial, com o lançamento do IBM 701 em 1953. No *console do IBM 701 eram utilizados cartões perfurados para o armazenamento de programas e dados. Console= Unidade que permite que um operador Se comunique com um sistema de computador, terminal principal ou centro de controle. A partir da criação da técnica de circuito impresso, em 1957, os computadores puderam diminuir um pouco mais de tamanho.

O video game foi inventado pelo norte americano Steve Russel em 1962 e tinha apenas dois pontos na tela e era comandado pelo jogador. O mouse foi inventado em 1964 por Doug Engelbart, com a função de passar informações ao computador através de cliques.

Na década de 70 surgiu a impressora matricial e em 1984 as jato de tinta e layser. Em 1976 surge o disquete de 5 ¼ . Em 1981, a Sony lança o modelo de 3 ½ . 

Em 1980 a IBM lançou o pc (computador pessoal), ele era vendido para uso doméstico e comercial e assemelha-se aos computadores atuais (já possui teclado,mouse,gabinete e monitor juntos). Nesta época os computadores já utilizavam o processador (cpu) pra realizar suas tarefas.

Em 1995, foi criado o desenho animado Toy Story, desenvolvido totalmente por computação gráfica. Esse filme marcou uma nova era na utilização dos computadores, a era dos artistas digitais, que tem vida apenas na memória dos nossos computadores.

Desde de 1969 um sistema de rede chamado Arpanet era desenvolvido em paralelo aos computadores nos EUA. Em 1990, com a criação da linguagem HTML, a internet é oficialmente inaugurada mundialmente. A internet só deixou de ser coisa de professor universitário em maio de 1995, quando a Embratel inaugurou seu serviço de internet discada no Brasil. Atualmente temos também conexão de Internet via rádio, a cabo, dsl (modem telefone) e satélite. E atualmente estima-se mais de 90 milhões de internautas no Brasil.

Atualmente pela baixa nos preços e facilidade nos pagamentos destes produtos, além da mobilidade e praticidade, as pessoas estão cada vez mais utilizando estas novas tecnologias. Estão optando por aparelhos cada vez menores e com mais aplicativos e utilidades em um único aparelho.

Compartilhe esse post